I left my soul



Desde pequeno que tive o fascínio pelo mistério, o oculto, o lado místico das coisas. E tive sempre ao meu lado alguém muito especial com quem partilhar este lado engraçado da vida.
A minha Avó.
Anos mais tarde e mais crescido tive o prazer de disfrutar este magnífico "Paraíso", para mim um verdadeiro tesouro, uma jóia.
A Quinta da Regaleira em Sintra.
Neste "Paraíso" tudo tem um sentido, uma lógica-pelo menos aquele que queiramos dar, tudo está em harmonia e em comunicação connosco.
Pude ser tudo num dia só.
Apesar da diversidade de percursos que a Quinta da Regaleira oferece, todos os caminhos podem conduzir a um aglomerado de pedras erguidas, com a aparência de um menir, num dos locais mais belos da mata.
E eis que uma curiosa porta de pedra roda impulsionada por um mecanismo oculto e nos faculta a entrada para outro mundo.

É o monumental poço iniciático, espécie de torre invertida que mergulha nas profundezas da terra.
A terra é o útero materno de onde provem a vida, mas também a sepultura para onde voltará.
Muitos ritos de iniciação aludem a aspectos do nascimento e morte ligados à terra.
De quinze em quinze degraus se descem os nove patamares desta imensa galeria em espiral, sustentada por inúmeras colunas de apurado trabalho, que vão marcando o ritmo e o aprumo das escadarias.
Os nove patamares circulares do poço, por onde se desce ao abismo da terra ou se sobe em direcção ao céu, consoante a natureza do percurso iniciático escolhido, lembram os nove círculos do Inferno, as nove secções do Purgatório e os nove céus do Paraíso, que o génio de Dante consagrou na Divina Comédia.

Comentários

Sirk disse…
O Nuno escreve com clareza e muito significado.
Gostei. Continue!
;)

Bom fim-de-semana
Anónimo disse…
Além da clareza, do significado das palavras, do ritmo quase das frases vividas em várias situações, sitios e momentos, fica a partilha de almas...encontros no teclado. Continue...
Uma boa semana!:)

Mensagens populares